segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Caracterização da Escola

O Complexo Educacional Niva Santos Costa foi construído no ano de 2006, para atender aos alunos que estudavam na Escola Municipal Genival Luiz Silva, a mesma funcionava em salas isoladas a mais de 10 anos. A construção da Escola Niva Santos Costa proporcionou aquela comunidade um ambiente adequado para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, a construção de conhecimentos, além da preparação para a cidadania e para o trabalho. No inicio, a escola atendia apenas a Educação Infantil e ao fundamental I, após um ano de funcionamento conseguimos implantar o fundamental II e a (EJA) Educação de Jovens e Adultos. A mesma foi contemplada cm o PDE o qual tem dado uma dinâmica significativa no desenvolvimento da escola.
        
 Dados cadastrais da unidade escolar

Unidade escolar:    Complexo Educacional Niva Santos Costa
Endereço:    Rua Natal S/N
Telefones:    (75)3325-3198
E-mail:    escolanivacosta@hotmail.com
Home-page    -------------
Cadastro no MEC/Inep:    29443644
Autorização de funcionamento   
Classificação IDEB:   3.6
Modalidades de ensino:    Educação Infantil, Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos
Quantitativo de alunos:    756 alunos  

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Seu corpo docente é formado por 34 professores, 2 coordenadores, 2 auxiliares de classe e 2 bibliotecárias. A administração fica a cargo da diretora 2 vices diretoras, 1 secretaria, 3 auxiliares de secretaria.Conta também com 8 funcionários para serviços gerais, 2 vigias e 3 porteiros.
A escola trabalha com a formação continuada dos professores e construção de grupos de estudos na perspectiva de propiciar a construção da autonomia no sentido de definir ou escolher as temáticas correspondentes às necessidades da escola. Dessa forma, a tendência pedagógica adotada pela escola aproxima-se da Crítico Social dos Conteúdos, pois o foco principal da mesma é o aluno, bem como a construção e acesso ao conhecimento.

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A Escola Niva Santos Costa, esta situada a Rua Natal S/N, nesta cidade de Iaçu Bahia no bairro Boiadeira. Possui estrutura física boa com 16  salas de aula amplas e bem arejadas, secretaria, sala de professores e coordenação, diretoria, biblioteca, 2 laboratórios de informática cantina, refeitório, área de lazer, vestiário além de quadra poli esportiva e campo gramado.
A escola funciona nos turno diurno e noturno, atendendo a uma clientela de aproximadamente 758 alunos do Infantil, Fundamental I e II e também Educação de Jovens e Adultos.
   
PERFIL DOS ESTUDANTES

A Escola Niva Santos Costa está localizada no bairro Boiadeira, a mesma atende a uma clientela de baixo poder aquisitivo. A sua grande parte não possui rede de esgoto, na sua maioria as moradias são pequenas e sem nenhum conforto, chega comportar um número grande de pessoas. Muitos destes alunos moram com as avós e sua renda é apenas a bolsa família ou aposentadoria dos mesmos. Muitos trabalham nas feiras  livres da cidade outros moram na zona rural.
Nossa clientela é de alunos que não têm nenhuma estrutura familiar, muitos deles convivem com o problema das drogas ou tem algum dependente na família. Percebe-se que seus maiores anseios é a busca de uma vida melhor. Estes alunos não têm noção de respeito, são indisciplinados dentre outros problemas. Muitos destes  não freqüentam nenhuma religião, porém a prática do esporte na escola tem sido freqüente por estes alunos. Apesar do trabalho esportivo que é desenvolvido na escola no contra torno ainda é muito grande o índice de indisciplina dentro da escola. Tudo isso dificulta o aprendizado do mesmo e o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
   
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A comunidade no entorno da escola moram em casas alugadas, outros em casas populares, seu poder aquisitivos é muito baixo, alguns trabalham em cerâmicas, olarias e zona rural. Muitos vivem apenas com o benefício Bolsa Família do Governo Federal. O comercio local está dividido em padarias, pequenos supermercados dentre outros, e na maioria das vezes emprega apenas pessoas da família.
O bairro está passando agora por algumas obras de pavimentação e  saneamento básico e rede de esgoto, A cidade apesar de ter um número de mais de trinta mil habitantes não dispõem ainda de coletivo, apenas do transporte de motocicletas. Porém, é disponibilizado transportes para alunos que moram na zona rural. A segurança pública está defasada, temos apenas duas viaturas e alguns policiais para fazer a segurança da cidade.
A educação e a saúde em nosso município tiveram avanço significativo, hoje a população pode contar com um posto de saúde em cada bairro e um hospital que realiza cirurgias de pequeno e médio porte. Na educação tivemos varias conquistas, o PDE por exemplo, foi uma delas que até pouco tempo não se falava em nosso município. Dessa forma, estamos procurando melhorar a qualidade da educação, priorizando o ensino aprendizagem na perspectiva de uma sociedade mais justa com divisões de direitos.
   

Um comentário:

  1. Parabéns ao pessoal da escola Niva Costa, nossa comunidade realmente presica de uma boa postura para um ensino melhor para as crianças, adolescentes, jovens e adulto para assim da continuidade na educação da mesma.

    Blogs bem proveitoso para um estudo da comunidade.

    Abraços e espero mais noticias...

    ResponderExcluir